Hoje você vai aprender o que é o investimento em Tesouro Direto, os tipos de títulos e como investir.
Introdução
Investir no Tesouro Direto significa emprestar seu dinheiro para o Governo, a uma taxa de juros previamente definida na compra. Essa taxa pode ser prefixada ou pós-fixada. Alguns títulos do Tesouro Direto têm liquidez imediata, como o Tesouro Selic. No entanto, outros, como o Tesouro Pré-fixado e o Tesouro IPCA, exigem que você aguarde até o vencimento para receber o valor acordado.
Embora seja possível vender o título antes do vencimento, o valor recebido pode ser menor, devido à marcação a mercado. A marcação a mercado se refere ao valor do título no momento da venda.
Hoje vamos nos aprofundar o tesouro direto.
Tipos de Títulos de Tesouro Direto
Atualmente, existem três tipos de títulos no Tesouro Direto:
- Tesouro Selic: Atrelado à taxa Selic, esse título oferece liquidez diária quando o resgate é solicitado até as 13h. É ideal para a criação de reserva de emergência ou para objetivos de curto prazo.
- Tesouro Pré-fixado: Com uma taxa de juros pré-definida, esse título oferece uma taxa de 12,55% ao ano. A taxa é mantida até o vencimento. Existem duas opções: com ou sem juros semestrais. A versão com juros semestrais é vantajosa para quem já está em fase de aproveitamento do patrimônio, pois o investidor recebe os juros a cada seis meses. No entanto, essa opção tem desconto de imposto de renda.
- Tesouro IPCA: Esse título é atrelado à inflação e oferece uma taxa fixa mais o IPCA. Por exemplo, o Tesouro IPCA 2026 paga IPCA + 5,47%. É uma ótima opção para proteger seu dinheiro da inflação em tempos de crise. Como o Tesouro Pré-fixado, oferece a opção de juros semestrais.
Como investir em Tesouro Direto
Para investir, basta abrir uma conta em um banco tradicional ou corretora. Após a abertura da conta, acesse a área de investimentos e procure por Tesouro Direto.
Hoje, você aprendeu como investir no Tesouro Direto. Nos próximos posts, mostrarei minha carteira de investimentos e como faço a gestão ativa dela.rtilharei minha carteira de investimentos e explicarei como faço a gestão ativa dela.
Se você quiser aprender mais sobre investimentos, assista ao meu canal no Youtube.
Para melhorar sua vida financeira, clique aqui