5 Erros que Todo Investidor Iniciante precisa evitar

Você sabia que todo investidor iniciante geralmente comete estes erros que eu vou falar e por causa deles deixa de investir falando que isso não é pra mim, isso é complicado demais? Hoje eu vou te mostrar os 5 principais erros que fazem você desistir de investir e porque você deve evitar eles a qualquer custo. Como todo iniciante em investimentos, você comete erros.

Porém, evitando estes erros que eu vou te falar hoje, você terá muito mais possibilidade de seguir sem se prejudicar logo no início, que é uma fase muito crucial. Entre os erros que vamos falar temos seguir dicas de amigos ou parentes, não balancear sua carteira corretamente, não conhecer o seu perfil de investimentos, não ter uma reserva de emergência e por último, querer seguir atalhos.

Erro nº 1: Seguir dicas de amigos ou parentes

Não é que você não deve deixar de fazer isso, tá? A única questão é que como investidor, você deve fazer uma análise e verificar você mesmo se aquilo é para você ou não.

Então o que seria fazer isso? Eu recebi uma recomendação aqui de comprar tal ativo. Você vai lá, olha, eu já até publiquei um vídeo falando sobre isso, de como você fazer uma análise de uma ação ou até uma criptomoeda e tal. Então assim, a primeira coisa que você tem que fazer não é deixar de receber essas recomendações, mas a questão é fazer uma análise e nesse vídeo aqui que eu vou deixar aqui em cima no card, eu mostro como você fazer uma análise de investimentos bem melhor.

Erro nº 2: Não balancear a carteira de investimentos

Depois que você cria uma carteira de investimentos, o ideal é você fazer um balanceamento dela.

Por quê? Porque se acontece qualquer crise, se acontece qualquer situação que venha a lhe dar prejuízo, você está um pouco mais protegido. Então o que você como investidor não deve fazer? Colocar seus ativos só numa, tipo assim, igual aquela velha máxima, né? Não colocar todos os ovos numa só cesta. Então assim, se você tem uma carteira de investimentos bem balanceada, você corre menos risco de perdas.

Vamos dizer que você criou uma carteira de investimentos pensando assim, 100% em renda variável. O que vai acontecer no momento de uma crise? Você vai perder quase tudo. Você vai se desesperar, você vai tirar o investimento.

Então assim, o correto é sempre você balancear a sua carteira de forma correta, de acordo com o seu perfil de investimentos.

Erro nº 3: Não conhecer o seu perfil de investimentos

A primeira coisa que você tem que fazer antes de investir é conhecer o seu perfil de investidor.

Tem pessoas que não gostam, não têm estômago para superar as perdas que às vezes acontecem em uma renda variável. Então você tem que conhecer o seu perfil de investimentos para evitar esse tipo de situação. Vamos dizer que o seu perfil de investimentos é conservador.

E aí você investe muito em renda variável. O que vai acontecer? Em algum momento de prejuízo você vai acabar retirando. Ou então você acaba até perdendo noites de sono.

Então assim, sempre respeite o seu perfil de investimentos. Se você gosta de investimentos somente conservadores, invista só em investimentos conservadores, ou então faça um balanceamento para ter no máximo 10% a 20% de renda variável. Porque assim, se acontecer alguma situação, a renda fixa acaba nivelando bem a perda em renda variável.

Erro nº 4: Não ter uma reserva de emergência

Assim que você começa a investir, seja em renda variável ou seja em renda fixa, você tem que ter uma reserva de emergência. Por quê? Porque vamos dizer que você tem um imprevisto na sua vida, o seu carro quebrou, o seu pneu furou, ou você precisou ter alguma despesa médica. O que você vai fazer? Você vai lá e tira do seu investimento.

Então o correto é sempre você ter uma reserva para assim, caso aconteça qualquer imprevisto, você não retire o valor do seu investimento. E também para evitar qualquer situação que possa comprometer o seu orçamento no curto e médio prazo. Evitando assim que você tire qualquer valor de seus investimentos.

Erro nº 5: Seguir atalhos

Vamos dizer que você encontrou lá um site que está te prometendo 3% de rendimento ao mês. Isso não existe, pessoal. A primeira coisa que você deve pensar, o maior investidor desse mundo consegue no máximo de 1,2% a 1,5% ao mês.

Então quem dirá que 3% ao ano vai existir alguma situação? Claro, existem algumas carteiras balanceadas com criptomoedas, algumas criptomoedas mais arriscadas, que você consegue algo em torno de 1,5% a 2% no máximo. Mas 3%, 5%, 10% ao mês é demais, pessoal. Então a primeira coisa que você deve fazer é analisar muito bem, verifica as opiniões do curso, verifica as opiniões do site na internet, olha o site do reclame aqui, verifica se não teve gente que já caiu nesse golpe, e evita qualquer custo, qualquer tipo de atalho que vocês encontrem pela frente.

Conclusão

Esses cinco erros que mencionei são bastante comuns entre investidores iniciantes, mas com as informações certas e um pouco de planejamento, você pode evitá-los e construir uma trajetória financeira sólida. Lembre-se: investir é uma jornada, não um sprint. Tenha paciência, conheça seu perfil, equilibre sua carteira e sempre priorize a segurança financeira antes de dar passos maiores.

Caso você queira entender mais sobre investimentos, assista o meu canal do Youtube.

Para aprender como ter uma vida financeira melhor, veja este link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *